Esse sempre foi um sonho na minha vida e agora eu venho te contar quanto custa viajar para Cuba. Claro que depois dos acordos feitos entre EUA e o país, eu (e 90% dos mochileiros do mundo) começamos uma corrida frenética para planejar a ida. Foi tudo muito rápido e com muito pouco tempo para planejar mas ao final, deu tudo certo!
Nossa meta era gastar 31 Euros por dia por pessoa. Missão dada é missão cumprida. 😉
Dia de sair do Brasil em direção a nossa saga. Ainda sem o Visto para entrar em Havana, estávamos como? Ansiosos e aflitos. Eu conto sobre o processo de entrada neste post aqui ó … Como entrar em Cuba – Visto, Imigração e Documentação
Só cansaço e mudança de avião em aeroportos. O melhor ainda nos aguardava.
Chegamos já na madrugada e fomos direto para nossa primeira casa de Cubanos. O que tinha pra fazer 1 hora da madrugada depois de mais de 24 horas rodando? Dormir!!!
Acordamos tarde e fomos providenciar itens básicos para Cuba, ou seja, internet e CUC`s , a moeda cubana! Dia de muita chuva em Havana, mesmo assim, fizemos um tour por Havana Velha, vimos uma exposição de Carros antigos na praça central e fechamos o dia com um inesperado e maravilhoso pôr do sol no Malecón.
Pensa nos clichês? Pois então. Hoje foi dia… afinal, a gente tinha que conhecer e experimentar o mojito e o daiquiry mais badalados da área. E para completar, aquele passeio super turistão pela OBispo para bater de ombro em gente do mundo inteiro. Não é muito a minha praia, mas, vale dar uma passada despretensiosa por lá. Ah, não deixe de pechinchar nas suas comprinhas, eu particularmente gostei mais da Feira do Mercado San Jose.
Passeio de Bus Turístico por Havana Velha e Vedado. Dia de comprar nossa passagem para Matanzas e ficar de boas rodando turisticamente sentadinhos.
Fomos até a rodoviária da Via Azul para tomar o nosso ônibus para Matanzas. Como era domingo, chegamos lá já na parte da tarde e muita coisa estava fechada. Nos limitamos a descobrir o ponto das conduções que iam a Varadero e a conseguir água e algum alimento. Matanzas não marcou muito meu coração, foi apenas uma opção mais barata que Varadero.
Dia de praia e um rolê pelas ruas de Varadero.
Dia de praia e rolê pelas ruas de Varadero
Tomamos um taxi que nos levou até Remédios. Chegamos a tarde a tempo de conhecer a linda cidadezinha e encontrar um hotel com um restaurante delícia. Terminamos o dia de forma bem nostálgica, sentados na pracinha da cidade, vendo as crianças brincarem e o povo se conectar a internet!
Nosso primeiro Cayo! Passamos o dia todo na Playa Gaviotas fazendo nada, tirando fotos, nadando, dormindo, lendo, conversando. Uma reserva natural que não tem NADA de NADA, ou seja, levamos lanchinho e água para suprir nosso dia por lá.
Mais um de Las Gaviotas. Que paz, que paraíso!
Passamos o dia em Las Terrazas, outra praia de Cayo Santa Maria. Esta praia possui uma estrutura com restaurantes e opções de entretenimento: alugam snorkel, óculos. Fizemos mergulho e curtimos um bom sol!
Domingo de pausa. Passamos o dia organizando materiais da viagem e recuperando as energias. Viajar de um lado pro outro pode ser bem cansativo e tem dia que a gente precisa recuperar as energias.
Fomos até Santa Clara para pegar nosso ônibus para Holguin. Aproveitamos para conhecer o memorial do Che Guevara antes de embarcarmos. Chegamos em Holguin já a noite.
Passamos o dia em Guardalavaca, uma praia sensacional e super fotogênica. Delícia!
Inventamos de ir a uma praia sem condução direta que ficava dentro de um resort! Pois bem, até charrete a gente precisou pedir carona para chegar no lugar. A praia é realmente um espetáculo, MAS, vá preparado com lanchinho e água pois não existe nada sendo vendido por lá.
Dia de escolher qual praia repetir. Gostamos muito de Playa Esmeralda, mas a praia de Guardalavaca nos rendeu mais possibilidades, tem um melhor acesso para quem está a pé e nos possibilitaria almoçar sem passar muito perrengue.
Dia de perder a linha e criar os melhores momentos de toda a viagem a Cuba. A ideia era tomar um mojito em La Bodeguita del Medio e seguir desbravando Holguin, MAS, eis que conhecemos um italiano e seu grupo, Luisito, Suzy, bailarinos, adolescentes comemorando um “12 anos” e suas bebidas coloridas sem álcool. Fizemos amigos, vivenciamos uma tarde memorável e reforçamos novamente a máxima “O melhor de uma viagem são as pessoas”.
Dia de fazer NADA recuperando o estômago de nossos milhares de mojitos, bocaditos, camarões e toda a farra do dia anterior. Deveríamos estar em Trinidad, mas o fato é que essa era a melhor ressaquinha da vida por tudo que tínhamos vivido na tarde anterior. Passamos o dia vendo filmes de bollywood, programas de tv essencialmente Cubanos e tomando água 😉
Pense em uma cidade quente? Pois Trinidad estava uns 10 graus acima disso! Passeamos pelo centro histórico e curtimos um bloquinho de carnaval das crianças!
De acordo com as pesquisas que fizemos, ir a praia de Ancón de bus turístico ficaria mais em conta e nos daria mais flexibilidade. Então assim fizemos 😉 Dia tranquilo tomando sol e fazendo snorkling!
Bumbum doendo? Sim! Coração cheio SIM. Delícia o passeio a cavalo que nos levou a cachoeira El Cubano. A parte final do passeio é uma trilha leve em meio a mata que leva a uma queda d’água muito convidativa.
Fizemos pouco nesse dia, um passeio a tardinha pela rambla e pelo centro de Cienfuegos para conhecer a cidade. No fim do dia, o melhor: AMIGOSSSS. Conhecemos um casal que está a um ano pela estrada com suas duas filhas pequetitas. Los Complacientes nos deu o melhor presente da viagem e é claro que a gente batia ponto nele sempre que possível: Todo dia rs.
A la Cuba, fomos eu e Rodrigo nos aventurar novamente nos transportes para Cubanos. Sol, calor, sem lugar para sentar, mas com uma vista linda da rambla de Cienfuegos 😉 O Castelo de Jaguá vale pelas fotos e para conhecer um pouco das lendas e mitos da cidade.
Carácolesssss. Só falando assim! Um conjunto de três espaços lindíssimos e muito diferentes entre si dentro do complexo de El nicho. A cor da água, a imensidão do paredão e a calmaria do poço mais alto fizeram a distância e o precinho salgado valerem a pena. Seus gastos em Cuba precisam considerar El Nicho e uma boa opção por lá é encontrar outros viajantes para compartilhar o taxi de ida e volta.
Dia de satisfazer os desejos do Rodrigo, que fala de crocodilos e seus hábitos desde que nos conhecemos. Se hoje eu sei um pouquinho, é por conta do carinho que ele tem por estes animais. Pensem só na alegria da criança, foi a primeira vez dele ao vivo, cara a cara com esses animais. Saciei minha curiosidade e curti muito a alegria dele nessa realização.
Eu estava super empolgada por ter ouvido o termo CENOTE. Pois bem, não é bem um cenote e se você conhece os cenotes do México, reduza as expectativas kkkk. MAS, Punta Perdiz estava tão magnífica, com um cor de mar e de céu tão perfeita que fez o dia todinho valer a pena. Muitos peixinhos coloridos e um mergulho inesquecível me marcaram para sempre.
Sabe aquela deprê pós viagem. Estava começando a cair a ficha que precisávamos voltar e no meu caso, depois de quase dois anos na estrada, que eu precisaria me organizar para pagar contas. Esse dia foi de reflexão dentro d’água. E de organizar a mochila e curtir uma baita chuva de verão que caiu a tardinha.
Quem diria que eu daria o MOLE de esquecer meu celular no balcão de uma cafeteria não é mesmo? E quem diria que a polícia Cubana, com aquele ar de desorganização, recuperaria meu celular são e salvo. Olha, eu chorei LITROS de tão nervosa que fiquei e perdi um dia de viagem tentando e Thanks God, CONSEGUINDO, resolver esse meu super vacilo.
Rodrigo fez aula de boxe pela manhã e eu passei o dia na delegacia desidratando. Entre mortos e feridos, salvaram-se todos.
Eu esperava mais do Museu da Revolução, aliás, esperava só no meu coração rs pois de fato, eu já tinha lido uma opinião bem clara a respeito dessa visita com o pessoal do Vou na Janela AQUI. Mas, é aquele tipo de visita que você não fica tranquilo em tirar do roteiro.
Só tem um sentimento pra hoje: Estamos de volta meu Brasellllllll.
Espero que esse relato ajude vocês no planejamento.
E agora, um pouquinho em fotos para inspirar sua ida a Cuba 😉
Agora que você sabe quanto custa viajar para Cuba eu acho que você gostaria de saber um pouquinho disso aqui também ó:
Tati Batista
Tati tudo bem ? Gostaria de dicas de translado entre cidades e locais pra dormir, pode me ajudar?
Moça, que lugar bonito!
Ahhh, é mesmo!! É um lugar que fica para sempre na memória. Muitas Cubas dentro de Cuba!;)